Manuais gratuitos para cuidadores de pessoas com Alzheimer

O Reab – espaço brasileiro de Reabilitação Cognitiva- disponibilizou em seu site o download gratuito de material com informações sobre o Alzheimer e as necessidades dos doentes. Os manuais foram elaborados pela Sociedade Espanhola de Geriatria e Gerontologia, em parceria com outras instituições; o objetivo é ajudar os cuidadores no gerenciamento da doença em adultos dependentes.

Os manuais estão disponíveis nesta página.

UFPE abre vagas em cursos gratuitos para idosos

A Universidade Federal de Pernambuco abriu inscrições em cursos voltados para o público da terceira idade. Ao todo, são 710 vagas distribuídas em 37 disciplinas, entre elas Inglês, Alimentação Saudável e Teatro. As matrículas estarão abertas até a próxima quarta-feira (12) e serão realizadas através do site da instituição; o único requisito é ter, no mínimo, sessenta anos.

Para mais informações sobre as inscrições, clique aqui.

Ministro regulamenta Cadastro dos Fundos do Idoso nesta 4ª feira (5), em Brasília (DF)

O ministro dos Direitos Humanos, Pepe Vargas, assina nesta quarta-feira (5), em Brasília (DF), portaria que regulamenta o Cadastro dos Fundos do Idoso – reserva em dinheiro para ser utilizada na promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa. A medida tem como objetivo aumentar a arrecadação de recursos financeiros para o Fundo Nacional e para os fundos regionais.

Em 2014, só o Fundo Nacional dos Direitos do Idoso teve arrecadação de 9 milhões de reais. A portaria permitirá a adequação dos fundos regionais que apresentam pendências e dará início à busca ativa de 279 fundos que encontram-se em situação regular, mas que ainda não possuem cadastro.

Para que o ente federado crie um fundo, basta ter um Conselho de Direitos da Pessoa Idosa com CNPJ específico e conta registrada em instituição financeira pública. O cadastro deve ser feito por meio da página da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República – http://www.sdh.gov.br/assuntos/pessoa-idosa/cadastramento-de-fundos-da-pessoa-idosa.

Pessoas Físicas podem destinar até 6% do valor do imposto devido para as doações, enquanto Pessoas Jurídicas podem destinar até o limite de 1% do imposto calculado pelo lucro real.

Fundos – Os Fundos do Idoso são uma reserva de dinheiro para ser utilizada na promoção e defesa dos direitos das pessoas idosas. São recursos públicos, aplicados exclusivamente em projetos dessa temática com monitoramento dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa. A Lei nº 12.213 de 20 de janeiro de 2010, instituiu o Fundo Nacional do Idoso e autorizou a dedução do imposto de renda devido pelas pessoas físicas e jurídicas de doações efetuadas aos Fundos Municipais, Estaduais, Distrital e Nacional do Idoso.

Assinatura da Portaria que regulamenta o Cadastro dos Fundos do Idoso
Data: 5 de agosto de 2015
Horário: 15 horas
Endereço: Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. SCS, Quadra 9, Edifício Parque Cidade Corporate, Torre A, 10º andar, Sala de Educação Corporativa.

Fonte: Secretaria de Direitos Humanos

Assessoria de Comunicação Social
www.sdh.gov.br

https://www.facebook.com/direitoshumanosbrasil

Divulgação: Edital Nº 06/2015 – Projeto UNESCO 914BRZ3010

Contratação de 12 (doze) consultores com graduação em qualquer área das Ciências Humanas ou Sociais em Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo MEC e experiência mínima de 01 ano em atividades de mecanismos de participação social/controle social, sistematização de informações, elaboração de relatórios e experiência mínima de 02 anos na temática Direitos Humanos e/ou Assistência Social, para a elaboração de estratégias e metodologia de mobilização de participantes para as Conferências Nacionais Conjuntas de Direitos Humanos, levantamento e avaliação da aplicação de metodologias de mobilização e levantamento, sistematização e compilação das informações relacionadas à participação social nas etapas locais, estaduais e distrital das 5 (cinco) Conferências Temáticas de Direitos Humanos e/ou da Conferência Nacional Conjunta de Direitos Humanos nas localidades em que assim forem realizadas.

Consultor 1 – Área de atuação: São Paulo

Consultor 2 –Área de atuação: Minas Gerais

Consultor 3 –Área de atuação: Rio de Janeiro e Espírito Santo

Consultor 4 – Área de atuação: Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Consultor 5 – Área de atuação: Paraná e Mato Grosso do Sul

Consultor 6 –Área de atuação: Goiás, DF, Mato Grosso e Rondônia

Consultor 7 –Área de atuação: Amazonas, Roraima e Acre

Consultor 8 –Área de atuação: Pará, Tocantins e Amapá

Consultor 9 –Área de atuação: Piauí e Maranhão

Consultor 10 – Área de atuação: Ceará e Rio Grande do Norte

Consultor 11 –Área de atuação: Pernambuco, Alagoas e Paraíba

Consultor 12 –Área de atuação: Sergipe e Bahia

Os interessados deverão enviar o Currículos no seguinte endereço Caixa Postal 3841  -  Brasília/DF. CEP 70.089-970, indicando NECESSARIAMENTE o Código do Projeto (914BRZ3010) e o número do Edital (Edital n° 06/2015). Data final para envio dos currículos é até o dia 10/08/2015

 

Caravana da Pessoa Idosa no Bom dia Pernambuco

Nesta sexta-feira (3), a promotora de Justiça Yélena Araújo, coordenadora da Caravana da Pessoa Idosa, participou do programa Bom Dia Pernambuco. Ela falou sobre a importância de políticas públicas sociais, realizadas pelos estados e municípios, através dos Conselhos Municipais dos Direitos do Idoso. Ainda, a promotora discutiu a possibilidade de participação da iniciativa privada em ações para a construção de uma cidade mais acolhedora para a pessoa idosa através da destinação do imposto de renda para os fundos municipais.

Veja aqui o vídeo na íntegra.

ELEIÇÕES UNIFICADAS PARA OS CONSELHOS DE DIREITOS DA PESSOA IDOSA EM PERNAMBUCO

Na última sexta feira, dia 22 de maio, o Conselho Estadual de Direitos da Pessoa Idosa aprovou, em reunião extraordinária, a prorrogação do mandato dos conselheiros estaduais do idoso até outubro de 2015, de modo a atender a determinação da Lei 15.446/2014, que trata da unificação das eleições dos conselheiros representantes da sociedade civil dos conselhos  de direitos da pessoa idosa.

Conforme a lei, as eleições devem ocorrer de modo unificado já a partir deste ano, na última semana do mês de outubro. Assim, os municípios devem também realizar suas adequações, inclusive na lei que rege o conselho.