Ministério Público de Pernambuco
Ministério Público de Pernambuco
 

Destaques do MPPE

18/01/2019 - O Laboratório de Inovação do Ministério Público de Pernambuco, o MPLabs, responsável por criar e intermediar com o ecossistema produtivo do Porto Digital desafios e produtos tecnológicos para a instituição, continua impressionando outros órgãos e grupos de pesquisa em tecnologia pelo Brasil. Na quinta-feira (17), visitou o laboratório a diretora administrativa da WeGov Gabriela Tamura, que ficou bem impressionada com o que viu.

Fiquei impressionada com o alto nível do trabalho em inovação aberta feito no MPPE. Acompanho a inovação no setor público há anos e conheci, aqui, pela primeira vez, a inovação aberta do início ao fim. Parabéns pelo MPLabs”, definiu Gabriela Tamura. Meu objetivo com a visita, além de conhecer o trabalho, foi convidar o MPPE a assinar o nosso programa de inovação, juntamente com outras 27 instituições em todo o Brasil. Mas ao ver tamanha maturidade no projeto, acabei convidando para apresentar a experiência no programa no evento para os assinantes, que será em 8 de fevereiro, em Florianópolis. Espero o MPPE presente para compartilhar a experiência com os mais de seis mil servidores públicos assinantes do programa”, avisou Gabriela.

A WeGov é uma instituição privada, sediada em Florianópolis, com foco em fomentar e treinar estruturas e colaboradores do governo para inovação e é fortemente reconhecida nessa área. O motivo de Gabriela estar no Recife foi para ministrar um curso para os magistrados do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5).

Ela entrou em contato com o MPLabs para fazer uma visita e conhecer nossa iniciativa. Na reunião, conheceu melhor nossa inciativa, que, segundo ela, está sendo comentada e falada em várias esferas de governo”, comentou o coordenador executivo do MPLabs, Roberto Arteiro.

O MPLabs é a primeira inciativa de inovação aberta plenamente em funcionamento em uma instituição governamental no Brasil. “Somos provavelmente a primeira instituição que tem utilizado plenamente a nova lei de inovação, que foi regulamentada em fevereiro de 2018”, esclareceu o promotor de Justiça Antônio Rolemberg, presidente do Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação do MPPE.

Temos impressionado muito quem entende de inovação, pois as experiências que se disseminam entre as grandes corporações privadas esbarram em modelos de contratação não favoráveis ao estabelecimento de parcerias (típico da inovação aberta)”, revelou Arteiro. “Gabriela Tamura elogiou a nossa capacidade de articular e entregar produtos de inovação em tão pouco tempo e com custos abaixo dos realizados normalmente em outros órgãos públicos nacionais”, pontuou Rolemberg.

Destaques Notícias


Veja todas as Notícias
Diário Oficial
Diário Oficial
Diário Oficial
Consulta de Licitações
publicidade consulta licitação
Consulta de Licitações
Consulta Processual
publicidade consulta processual
Consulta Processual
Publicidade Ouvidoria2
Publicidade Ouvidoria2
Publicidade Transparência SIC
Publicidade Transparência SIC
Portal SEI!
Portal SEI!
Ministério Público de Pernambuco
Ministério Público de Pernambuco