Ministério Público de Pernambuco
Ministério Público de Pernambuco
 

Destaques do MPPE

08/02/2019 - O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou à Prefeitura, à Secretaria de Turismo da Ilha de Itamaracá e aos demais envolvidos nas festividades de Carnaval que adotem as providências necessárias para garantir a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio durante o período momesco, que ocorre entre os dias 1º e 6 de março.

Segundo o documento, as autoridades públicas devem exigir dos organizadores e patrocinadores dos eventos que cumpram a legislação em relação aos horários e trajetos dos eventos; tratamento de resíduos sólidos; disponibilização de banheiros químicos; segurança; e limites sonoros. Além disso, os blocos devem ter certificação do Corpo de Bombeiros e os veículos (trios elétricos) devem estar com o certificado do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) em dia.

À Polícia Militar, a promotora de Justiça Katarina Kirley Gouveia recomendou o reforço de pessoal para atender o provável aumento da demanda na prevenção da violência; a elaboração do plano de segurança para o carnaval; e disponibilização de efetivo ao Conselho Tutelar, a fim de garantir o cumprimento da legislação da infância e adolescência.

Existe uma necessidade de atuação planejada e coordenada do Estado de Pernambuco, através do Ministério Público, do Poder Judiciário, da Polícia Militar, do Município da Ilha de Itamaracá e das entidades responsáveis pelos eventos carnavalescos para solução dos problemas mais prementes dos eventos”, afirmou a promotora de Justiça, no texto da recomendação.

Por fim, o MPPE recomendou ao Conselho Tutelar que realize campanha pedagógica junto aos comerciantes, no sentido de advertir das consequências jurídicas e sociais da violação da norma proibitiva de venda de bebidas alcoólicas e exploração sexual de menores. Além disso, o Conselho deve intensificar a fiscalização nos espaços públicos ou abertos ao público, com o objetivo de prevenir e coibir eventuais violações aos direitos da criança e do adolescente.

 

 Imagem acessível:  retângulo com tem em seu interior vários confetes coloridos tem no centro uma tarja branco com Carnaval escrito em azul

Destaques Notícias


Veja todas as Notícias
Diário Oficial
Diário Oficial
Diário Oficial
Consulta de Licitações
publicidade consulta licitação
Consulta de Licitações
Consulta Processual
publicidade consulta processual
Consulta Processual
Publicidade Ouvidoria2
Publicidade Ouvidoria2
Publicidade Transparência SIC
Publicidade Transparência SIC
Portal SEI!
Portal SEI!
Ministério Público de Pernambuco
Ministério Público de Pernambuco