Ministério Público de Pernambuco
Ministério Público de Pernambuco
 

Destaques do MPPE

15/03/2019 - Com a realização da eleição para oito cargos do Conselho Superior do Ministério Público de Pernambuco (CSMP) e para Ouvidor(a) do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), nesta sexta-feira, 15, das 9h às 15h, a Mesa Eleitoral da votação se reuniu nesta quinta-feira, 14, no Centro Cultural Rossini Alves Couto, com técnicos da área de tecnologia da informação para validar as informações contidas no Sistema Eletrônico de Votação (SEV). Eles receberam, ainda, os candidatos interessados em fiscalizar o pleito.

O encontro procurou cumprir as disposições do Art 8º da Resolução nº 003/2019 do Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ), que versa sobre a necessidade de conferência da inserção de dados dos candidatos e também dos eleitores no SEV. “O processo eleitoral será muito prático e dinâmico, pois será eletrônico. Contaremos, ainda, com quatro terminais de votação em que cada eleitor deve usar seu login e senha já utilizados no Ministério Público para proceder com a votação”, disse a presidente da Mesa Eleitoral, Cristiane de Gusmão Medeiros. Na ocasião foi gerada, ainda, a chave de segurança que será utilizada para dar início à votação.

Um telão, em tempo integral, irá transmitir a quantidade de eleitores que já votaram, os que ainda faltam votar. No ato de consolidação da votação, o telão irá transmitir a apuração. “Teremos uma lista com o nome dos eleitores e as informações de cada um, de acordo com a entrância de cada membro. O eleitor, após passar pela mesa, deve se dirigir ao terminal de votação, que fica protegido por uma cabina de votação. Essa eleição é emblemática, pois pela primeira vez no Brasil está se colocando em prática o Democracia Plena, que teve, inclusive, validação do nosso órgão de controle, o CNMP. Essa eleição trata de figuras importantíssimas para o andamento dos trabalhos desenvolvidos tanto internamente, com os membros, como junto à sociedade”, relatou ela.

Além da conferência e validação dos dados, a Mesa Eleitoral será responsável pela abertura dos trabalhos da eleição; emissão da zerésima (documento que valida a inexistência de votos nos terminais de votação); recepção e direcionamento do eleitor à cabina durante a realização da eleição; apuração dos votos; geração de relatórios; registro em ata de fatos ocorridos e do resultado da apuração dos votos; e encaminhar ao CPJ o boletim final da eleição e ata.

A Mesa Eleitoral é formada pelos promotores de Justiça Cristiane de Gusmão Medeiros, Marco Aurélio Farias da Silva e Ricardo Van Der Linden de Vasconcelos Coelho. Os suplentes são os promotores Liliane da Fonseca Lima Rocha, Maria Ivana Botelho Vieira da Silva e Luciana Braga Vaz da Costa.

Imagem acessível: os três titulares da mesa eleitoral sentados em cadeiras. Atrás deles, bandeira com o brasão do MPPE.

Destaques Notícias


Veja todas as Notícias
Diário Oficial
Diário Oficial
Diário Oficial
Consulta de Licitações
publicidade consulta licitação
Consulta de Licitações
Consulta Processual
publicidade consulta processual
Consulta Processual
Publicidade Ouvidoria2
Publicidade Ouvidoria2
Publicidade Transparência SIC
Publicidade Transparência SIC
Portal SEI!
Portal SEI!
Ministério Público de Pernambuco
Ministério Público de Pernambuco