Ministério Público de Pernambuco
Ministério Público de Pernambuco
 

Destaques do MPPE

10/02/2020 - O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recebeu, na última semana a visita de representantes do Supremo Tribunal Federal (STF) que estiveram no Recife para conhecer o Laboratório de Inovação Tecnológica e de Negócios do MPPE (MPLabs). Eles estiveram em reunião com a equipe da Secretaria de Tecnologia e Inovação (STI) para conhecer os pormenores das ações de inovação do MPPE e conheceram, ainda, o Porto Digital e o ecossistema de tecnologia do Estado, bem como participaram do Delivery Day.

Nós conhecemos o MPLabs, que é reconhecido nacionalmente como um case de sucesso entre os MPs, e também na própria administração pública por sua capacidade de dialogar com a inovação aberta e soluções em que é possível conseguir contribuições da sociedade. Lá no STF estamos estudando possibilidades é o MPLabs é o norte do que queremos executar e temos muitas demandas na área de tecnologia da informação, principalmente porque temos uma grande deficiência de pessoal”, disse o diretor-geral do Supremo, Frederico Lobo.

A equipe da Secretaria de Tecnologia e Inovação (STI) realizou apresentação abordando desde a gênese do Laboratório até os desdobramentos que foram resultado do empenho da equipe de tecnologia. “O Ministro Toffoli esteve no MPPE e conheceu a iniciativa de tecnologia que está sendo desenvolvida, assim, queremos trocar experiências e aprimorar nosso conhecimento sobre as possibilidades de desenvolvimento”, reforçou Lobo.

Visita STF - Supremo Tribunal Federal ao MPLapbs

O MPPE implementou um modelo de inovação aberta, em parceria com o Porto Digital, cujo desenvolvimento colaborativo com ecossistemas de inovação utiliza como chave um processo de cocriação, onde o MPPE apresenta ao mercado os problemas enfrentados no seu dia a dia, enquanto que o mercado oferta expertise para apresentar soluções. "Esse modelo diminui o risco da inovação e torna o órgão capaz de estabelecer parcerias efetivas com a rede de startups, institutos de inovação, academias, fomentando a criação de novos produtos para atender ao Sistema de Justiça, de forma autossustentável", afirmou o secretário de Tecnologia e Inovação do MPPE, Antônio Rolemberg.

O MPPE foi a primeira instituição pública brasileira à realizar a contratação do Porto Digital para construção das soluções. "Ao utilizar o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação desde 2018, o Laboratório de Inovação Tecnológica e de Negócios do MPPE (MPLabs) vem se tornando uma referência nacional na área de Compras Públicas de Inovação (CPI). Nosso modelo de inovação aberta apresentou forte aderência aos padrões internacionais”, reforçou ele.

Destaques Notícias


Veja todas as Notícias
Diário Oficial
Diário Oficial
Diário Oficial
Consulta de Licitações
publicidade consulta licitação
Consulta de Licitações
Consulta Processual
publicidade consulta processual
Consulta Processual
Publicidade Ouvidoria2
Publicidade Ouvidoria2
Publicidade Transparência SIC
Publicidade Transparência SIC
Sistema SIM
Sistema SIM
Ministério Público de Pernambuco
Ministério Público de Pernambuco