Ministério Público de Pernambuco
Ministério Público de Pernambuco
 

Destaques do MPPE

11/05/2020 - O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) divulgou na manhã desta segunda-feira, 11, nova edição do Ranking de Isolamento Social do Estado de Pernambuco. Recife, Olinda e Carnaubeira da Penha, agora, são as três cidades com o mais alto índice de isolamento com 54,9%, 54,8% e 53,8%, respectivamente.Já as cidades com o índice mais baixo são: Tuparetama com 33,9%; Ipubi com 34,4%; e Altinho, com 34,5%. O Estado de Pernambuco tem uma média de isolamento de 42,97%. O ranking é uma ferramenta pública, disponível no site do MPPE, no endereço: https://bit.ly/Ranking-IsolamentoSocial.

“Os índices continuam preocupantes, as cidades com melhores colocações, estão com um índice péssimo. É preciso reforçar que, segundo as autoridades sanitárias, o isolamento social é o único remédio para contermos a propagação do novo coronavírus, preservarmos vidas e mantermos o atendimento médico em nosso sistema de saúde. Na última semana expedimos recomendação para que os prefeitos intensifiquem o isolamento e isso tem que ocorrer rápido. É preciso que a sociedade tenha essa consciência, mude a sua atitude, caso contrário teremos uma tragédia sem precedentes”, afirmou o procurador-geral de Justiça de Pernambuco, Francisco Dirceu Barros.

Em 22 de março o Estado de Pernambuco registrou o mais alto índice de isolamento social, com 62% da população mantendo-se em casa, sem deslocamento. O índice mínimo ocorreu na´última sexta-feira, 8 de maio, com somente 43,1% da população sem em casa. No último domingo esse quantitativo melhorou atingindo 49,7%.

Os dados para a extração das informações são realizados a partir da geolocalização dos celulares dos cidadãos. As informações apresentadas sempre demonstração a situação do isolamento do dia anterior, conforme o campo “Data de Referência” no canto superior da página. “A partir da base de dados que foi criada nós fazemos a extração das informações, cruzamos com os dados de cada uma das cidades e fazemos uma classificação de forma que conseguimos abranger todos os 184 municípios pernambucanos e o distrito de Fernando de Noronha. Com isso, podemos informar a população pernambucana sobre as regiões com baixo índice de isolamento, apoiando autoridades na tomada de decisão”, disse Carlos Gadelha, gerente de estatística do MPPE e que também atua Laboratório de Inovação Tecnológica e de Negócios do Ministério Público de Pernambuco (MPLabs).

 

 

Sobre o ranking - O MPPE realiza a extração de informações para a elaboração Ranking de Isolamento Social de Pernambuco a partir do Mapa Brasileiro da Covid-19, que foi elaborado pela inLoco, e pertence a uma das soluções que recebeu o incentivo durante a realização do Desafio Covid-19. O Desafio foi iniciativa do MPPE, por meio do Laboratório de Inovações Tecnológicas e de Negócio do MPPE (MPLabs); da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE); e do Porto Digital de Pernambuco, através do Open Innovation Lab (OIL). O projeto incentivou soluções de tecnologia para conter a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
  

Destaques Notícias


Veja todas as Notícias
Consulta de Licitações
publicidade consulta licitação
Consulta de Licitações
Diário Oficial
Diário Oficial
Diário Oficial
Consulta Processual
publicidade consulta processual
Consulta Processual
Publicidade Transparência SIC
Publicidade Transparência SIC
Sistema SIM
Sistema SIM
Ministério Público de Pernambuco
Ministério Público de Pernambuco