Ministério Público de Pernambuco
Ministério Público de Pernambuco
 

Destaques do MPPE

04/06/2020 - Em atendimento às recomendações da 30ª Promotoria de Justiça de Defesa do Idoso da Capital, todos os idosos residentes nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) públicas e filantrópicas do Recife, bem como as equipes profissionais estão sendo testadas para o novo coronavírus. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde do Recife apresentou ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) protocolo para o fluxo no atendimento dos casos suspeitos ou confirmados da Covid-19 nas ILPIs, para evitar a elevada disseminação entre o maior grupo de risco da doença.

Neste contexto de pandemia, os esforços do MPPE, Secretaria Municipal de Saúde do Recife e Vigilância Sanitária estão alinhados ao Plano de Ações da Organização Pan-Americana da Saúde sobre a Saúde dos Idosos, programa Envelhecimento Ativo e Saudável e legislação brasileira que assegura a Rede de Prevenção, Assistência e Promoção à Saúde da Pessoa Idosa e consideram ainda as taxas de transmissão e de letalidade da Covid-19 na população idosa, e a maior vulnerabilidade da população idosa institucionalizada, em virtude das idades avançadas e de comorbidades por doenças crônicas.

As ações, em rede, foram construídas e executadas “por causa do engajamento das instituições com atribuições diretas, bem com o apoio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, que conseguiu doações de equipamentos de proteção individuais (EPIs) para os residentes e profissionais das ILPIs com mais casos; da equipe do Procon-Recife, que fiscalizou junto com a 30ª Promotoria; e por fim, a equipe do SAMU, com o compartilhamento do conhecimento para o pronto atendimento e manejo, além da abertura do canal”, ressaltou o empenho a promotora do Idoso da Capital, Luciana Dantas .

O Protocolo para os casos suspeitos deve ser observado por todas as equipes das ILPIs para agir conforme o fluxo apresentado nos casos de identificar algum idoso com os sintomas, para ação rápida e concreta, a fim de prevenir a contaminação dos outros idosos; bem como para agir nos casos positivos para a Covid-19, sempre em contato com Vigilância Epidemiológica do Distrito Sanitário responsável pelo território da ILPI, e acessando o aplicativo “Atende em Casa – Covid-19”. O Protocolo orienta também as equipes das ILPIs como manejar caso suspeito ou positivo, com quadro de saúde leve e com quadro de saúde grave.

“Esse resultado foi uma construção coletiva na qual toda a rede de atenção ao idoso se envolveu para que o impacto da pandemia da Covid-19 seja dirimido pelos esforços de todos e conhecimento compartilhado”, explicou Luciana Dantas. Destacou ainda que as ILPIS privadas do Recife também passarão por ampla testagem nos idosos residentes e nas equipes profissionais, conforme solução acordada com a Secretaria Estadual de Saúde, durante as audiências realizadas pelas instituições, via videoconferência.
 

Imagem acessível: retângulo com fotografia de recipiente onde se deposita a coleta de sangue e tem escrito Coronavírus para que se marque as opções positivo ou negativo tem sonrepostos os dizeres Instituições passam por ampla testagem e agora contam com Protocolo para atendimento dos casos suspeitos e confirmados da Covid-19. Acima, tarja vermelha com Ilpis do Recife. Acima, tarja azul com a logomarca criada pelo MPPE para o tema Coronavírus 
 

Destaques Notícias


Veja todas as Notícias
Consulta de Licitações
publicidade consulta licitação
Consulta de Licitações
Diário Oficial
Diário Oficial
Diário Oficial
Consulta Processual
publicidade consulta processual
Consulta Processual
Publicidade Transparência SIC
Publicidade Transparência SIC
Sistema SIM
Sistema SIM
Ministério Público de Pernambuco
Ministério Público de Pernambuco