Ministério Público de Pernambuco
Ministério Público de Pernambuco
 

Destaques do MPPE

13/01/2021 - O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e o Instituto Aggeu Magalhães/Fundação Oswaldo Cruz firmaram, nesta quarta-feira (13), contrato de prestação de serviço para a realização de um programa de mestrado profissional em Saúde Pública. O termo foi assinado pelo procurador-geral de Justiça Francisco Dirceu Barros, pelo diretor da Escola Superior do MPPE (ESMP), procurador de Justiça Sílvio Tavares, e pela diretora em exercício do Instituto, Constância Ayres.

O mestrado profissional permitirá que membros e servidores do MPPE ampliem seus conhecimentos e desenvolvam projetos de pesquisa voltados à melhoria da atuação ministerial na área da saúde com o respaldo da Fiocruz, instituição de prestígio internacional.

Em continuidade à celebração do contrato, a ESMP vai prosseguir em tratativas com o Instituto Aggeu Magalhães para ajustar as definições do programa de mestrado, como a quantidade de vagas, formato da seleção dos interessados e a maneira como serão realizadas as atividades pedagógicas, considerando as limitações impostas pela pandemia da Covid-19.

“Hoje, depois de um longo e árduo trabalho, efetivamos um importante objetivo para o Ministério Público. Segundo a nossa Carta Magna, a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. Nesse sentido, o mestrado em Saúde Pública é imprescindível para especializar e capacitar os membros da nossa Instituição para melhor defender esse direito humano primordial”, ressaltou Francisco Dirceu Barros.

Já a diretora em exercício do Instituto Aggeu Magalhães apontou que a realização do mestrado profissional em Saúde Pública representa o início de uma mudança transformacional para o MPPE.

"A iniciativa chega no momento certo. Os alunos do programa de mestrado profissional terão a oportunidade de desenvolver projetos científicos para solucionar problemas reais, que são encontrados na sua vivência laboral. O nosso sistema de saúde tem um dinamismo que o setor jurídico precisa acompanhar e creio que, com a visão global e a aplicação do método científico por meio da pesquisa nesse mestrado, o Ministério Público vai formar agentes inovadores e multiplicadores do conhecimento, engrandecendo a Instituição", destacou.

De acordo com Sílvio Tavares, esse será o primeiro programa de mestrado promovido pela ESMP.

"O mestrado profissional tem um diferencial, que é uma relação muito próxima com as atividades laborais do discente. É uma iniciativa que será muito importante para o MPPE e que, desde o início das tratativas, foi recebida com expressiva manifestação de interesse por parte do nosso público interno", complementou o diretor.

 

Assinatura do convênio Mestrado Saúde Pública

Destaques Notícias


Veja todas as Notícias
Eleição MPPE 2021
Eleição MPPE 2021
Eleição MPPE 2021
Consulta de Licitações
publicidade consulta licitação
Consulta de Licitações
Diário Oficial
Diário Oficial
Diário Oficial
Consulta Processual
publicidade consulta processual
Consulta Processual
Publicidade Transparência
Publicidade Transparência
Publicidade SIC
Publicidade SIC
Sistema SIM
Sistema SIM
Ministério Público de Pernambuco
Ministério Público de Pernambuco