Ministério Público de Pernambuco
Ministério Público de Pernambuco
 

Destaques do MPPE

12/06/2018 - O Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição do Ministério Público de Pernambuco (Nupia/MPPE) inaugurou, na terça-feira (12) , uma sala de atendimento na sede das Promotorias de Justiça da Capital, no edifício Paulo Cavalcanti, localizado na avenida Visconde de Suassuna, 99, Santo Amaro. A sala estará aberta para receber os integrantes da Instituição e a sociedade de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Na abertura da sala, localizada no pavimento térreo do edifício Paulo Cavalcanti, a coordenadora do Nupia, procuradora de Justiça Sineide Canuto, fez um breve histórico do trabalho desenvolvido pela equipe há nove anos. “Começamos com o Núcleo de Justiça Comunitária de Casa Amarela, indo aonde o povo está e desenvolvendo o trabalho de autocomposição dos conflitos. Nossa estrutura continuará centrada lá, e aqui na Suassuna estamos marcando presença para agregar os promotores de Justiça e o público que frequenta as Promotorias da Capital”, ressaltou.

O próximo objetivo, segundo a procuradora de Justiça, é formar dentro do MPPE um grupo de promotores de Justiça mediadores, que poderá dar apoio em todas as áreas de atuação institucional. Dessa maneira, um promotor de Justiça que opte por resolver um determinado conflito através da mediação poderia solicitar esse apoio especializado. “O resultado que nós almejamos é ajudar os promotores de Justiça a buscar uma solução amigável para os mais variados tipos de casos, como investigações de paternidade, expedição de documentos e desentendimentos dentro das comunidades”, complementou Sineide Canuto.

A sociedade brasileira precisa encontrar formas menos traumáticas de solucionar seus conflitos. Estamos vendo que a judicialização excessiva nem sempre se traduz em respostas rápidas e pacificadoras para os litígios. Por esse motivo, o Nupia terá todo o apoio da Procuradoria Geral de Justiça e da Secretaria Geral para desenvolver seu honroso trabalho”, destacou o secretário-geral do MPPE, promotor de Justiça Alexandre Bezerra, que representou o procurador-geral Francisco Dirceu Barros no ato de inauguração da sala de atendimento.

Além do atendimento direto ao público e apoio aos promotores de Justiça, o Nupia participa em ações de cidadania, como a Semana de Mobilização Cidadão do Ceasa, e promove capacitação de mediadores comunitários. A próxima atividade será na cidade de Moreno, na Região Metropolitana do Recife, onde a equipe do Nupia fará a habilitação de onze mediadores, a fim de instalar um núcleo de autocomposição comunitária.

 

Sala do Nupia na Suassuna

Destaques Notícias


Veja todas as Notícias
Diário Oficial
Diário Oficial
Diário Oficial
Consulta de Licitações
publicidade consulta licitação
Consulta de Licitações
Consulta Processual
publicidade consulta processual
Consulta Processual
Publicidade Ouvidoria2
Publicidade Ouvidoria2
Publicidade Transparência SIC
Publicidade Transparência SIC
Portal SEI!
Portal SEI!
Ministério Público de Pernambuco
Ministério Público de Pernambuco