Ministério Público de Pernambuco
Ministério Público de Pernambuco
 

Destaques do MPPE

12/06/2018 - O Sistema Eletrônico de Informações –SEI! está em funcionamento no Ministério Público de Pernambuco (MPPE). O lançamento da plataforma se deu nesta terça-feira (12), no auditório da Procuradoria Geral do Estado, situado no 7º andar do Edifício Ipsep, na Rua do Sol.

A ferramenta tecnológica engloba módulos e funcionalidades que aumentam a eficiência administrativa ao permitir a gestão de processos e documentos em um mesmo ambiente virtual. O SEI! tem a finalidade de aprimorar a segurança e confiabilidade na tramitação de documentos, aumentar a celeridade dos processos administrativos, reduzir os custos operacionais e ampliar a sustentabilidade com o fim da utilização do papel.

A iniciativa faz parte do plano de contingenciamento do MPPE. “A Instituição passa a ser cada vez mais forte, mais rápida e mais eficiente, garantindo um serviço melhor à sociedade pernambucana”, afirmou o secretário-geral, o promotor de Justiça Alexandre Bezerra. “Cada vez mais, o MPPE vai investir em soluções tecnológicas, apesar da crise financeira, e com elas diminuir gastos, aprimorando a qualidade do trabalho administrativo”, completou ele.

O SEI! foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), no âmbito do Processo Eletrônico Nacional (PEN), com a finalidade de construir uma infraestrutura pública de processos administrativos eletrônicos. “O MPPE, compartilhando dos avanços nacionais e das recomendações do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), aderiu ao Acordo de Cooperação técnica na cessão de direito do uso do software SEI, sistema de repercussão nacional que atinge os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário em proporções irreversíveis”, comentou o coordenador ministerial administrativo do MPPE, Geraldo Simões, um dos apresentadores do novo sistema no evento.

A inovação traz uma mudança de paradigma na concepção da gestão de documentos e informações, que ainda se utiliza do papel. “O trâmite de documentos no MPPE, especialmente os que vêm do interior do Estado, é feita pelos Correios. Com o SEI, que vai abranger todas as sedes de Promotorias de Justiça, não teremos mais demora de tempo nem custos com a postagem de malotes. Passaremos do documento físico ao digital”, comentou Simões.

A previsão é de uma redução de postagens, que atualmente custam uma média mensal de R$ 27 mil ao MPPE. Haverá também economia de papel e toner para impressão, assim como nos deslocamentos da frota de motocicletas, diminuindo os gastos com abastecimento e manutenção. “Teremos mais agilidade na conclusão dos processos internos e externos, o que beneficia a sociedade, que terá suas demandas respondidas mais rapidamente”, concluiu Simões.

O coordenador da Coordenação Ministerial de Tecnologia da Informação (CMTI), Evisson Lucena, lembrou que o Portal do SEI! está disponível para consultas e pode ser acessado através do link https://www.mppe.mp.br/novaintranet/images/sei/sei-portal.html.

O SEI será gerido pela Coordenadoria Ministerial de Administração (CMAD), com apoio da Coordenadoria Ministerial de Tecnologia da Informação (CMTI) e governança do Comitê Gestor de Sistemas da Área Meio (CGSAM).

Neste primeiro momento de transição, o MPPE vai conviver ainda com as ferramentas SIIG e Sistema Básico de Tramitação de Documentos. Mas, até o final deste ano, o SEI! terá de assumir o protagonismo da gestão de processos, pois em janeiro de 2019 as outras plataformas serão desativadas.

O processo eletrônico encurta a distância, diminui despesa e acelera a resposta da administração”, avaliou Alexandre Bezerra. “Temos membros e servidores que fazem um time vencedor, esforçado, que vai levar o MPPE ao futuro”, concluiu.

Durante a apresentação o secretário-geral inaugurou a nova plataforma com a tramitação de um processo, que foi elaborada ao vivo no telão para os presentes. No auditório, estavam coordenadores das 14 Circunscrições Ministeriais, coordenadores administrativos das Promotorias de Justiça da Capital e das sedes de Promotorias do interior, além dos chefes de diversos setores da área meio do MPPE.

Imagem acessível: marca do SEI, composta pelas letras S E I em cor azul e uma exclamação em cor verde. Logo embaixo, o texto Sistema Eletrônico de Informações em letras menores na cor preta

Lançamento do SEI

Destaques Notícias


Veja todas as Notícias
Diário Oficial
Diário Oficial
Diário Oficial
Consulta de Licitações
publicidade consulta licitação
Consulta de Licitações
Consulta Processual
publicidade consulta processual
Consulta Processual
Publicidade Ouvidoria2
Publicidade Ouvidoria2
Publicidade Transparência SIC
Publicidade Transparência SIC
Portal SEI!
Portal SEI!
Ministério Público de Pernambuco
Ministério Público de Pernambuco