Ministério Público de Pernambuco
Ministério Público de Pernambuco
 

Destaques do MPPE

21/10/2019 - O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) esteve no sábado (19), no bairro de Três Carneiros, no Recife, em mais uma escuta pública através da ação ministerial Cidadania com Vez e Voz. Os moradores que compareceram à Quadra de Esportes Ivanildo Bezerra, na Rua Ibirá, falaram das demandas da comunidade, deram sugestões e se queixaram de problemas que existem no local, bem como preencheram formulários com questões alusivas às políticas públicas, na tentativa de encontrar soluções.

Três Carneiros recebeu o primeiro Cidadania Vez e Voz realizado no Recife. O MPPE atendeu a um pedido do grupo Frente Favela Brasil para visitar a comunidade. “O público que compareceu foi dentro do esperado. As pessoas fizeram denúncias e reclamações sobre suas realidades. Carecem de que haja uma ação governamental para que tirem documentos pessoais, que a Prefeitura investigue erros de endereço em contas, ruas que constam como asfaltadas nos registros municipais sem estar, entre outras queixas”, afirmou a coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Cidadania (Caop Cidadania), a promotora de Justiça Dalva Cabral.

Além da escuta ativa, a parceira entre o MPPE e o Colégio Santa Maria proporcionou que estudantes da unidade de ensino levassem até a comunidade uma caixinha de demandas, onde as pessoas colocaram suas necessidades como aparelhos auditivos, cadeiras de rodas, andadores, etc. Assim, os pais dos alunos adotarão alguns desses pedidos e farão a doação, num outro momento.

O Colégio Santa Maria também doou cestas básicas aos presentes e mais de 200 livros para o acervo de uma biblioteca local.

Diagnóstico - No próximo dia 29, o MPPE vai apresentar os resultados da escuta da sociedade civil realizada por meio do Cidadania com Vez e Voz, que percorreu 26 municípios pernambucanos desde maio e ouviu mais de 2.200 pessoas. O evento será às 9h, no Centro Cultural Rossini Alves Couto.

Promotores de Justiça dos municípios visitados receberão o diagnóstico construído (chamado de Retratos da Cidadania) que subsidiarão atuações do MPPE. Além dos membros, servidores e estagiários do MPPE, foram convidados representantes do CAPS, CREAS, CRAS, Conselhos Estaduais, Conselhos Municipais, lideranças comunitárias, prefeitos, deputados estaduais e secretários do Governo de PE que participaram dos eventos.

Ouvimos dos próprios moradores os problemas pontuais de cada bairro, comunidade, região ou cidade. Após triagem, criamos diagnósticos das principais mazelas e anseios de cada população. Encaminhamos, sempre que necessário, as informações, denúncias ou irregularidades (discriminação, acessibilidade, abandono, etc.) para as autoridades competentes para que atitudes sejam tomadas. Trata-se de um acesso direto da sociedade ao Ministério Público para reivindicar o exercício da sua cidadania”, resumiu Dalva Cabral.

Fonte: ASCOM MPPE

 

 

WhatsApp Image 2019-10-19 at 14.44.51
Diário Oficial
Diário Oficial
Diário Oficial
Consulta de Licitações
publicidade consulta licitação
Consulta de Licitações
Consulta Processual
publicidade consulta processual
Consulta Processual
Publicidade Ouvidoria2
Publicidade Ouvidoria2
Publicidade Transparência SIC
Publicidade Transparência SIC
Sistema SIM
Sistema SIM
Ministério Público de Pernambuco
Ministério Público de Pernambuco