Ministério Público de Pernambuco
Ministério Público de Pernambuco
 

Destaques do MPPE

05/06/2020 - O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou que a prefeitura das cidades de Serrita e Itamaracá, os gestores de unidades de saúde particulares e públicas desses municípios, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) dessas localidades, bem como os conselhos Municipais (de Saúde, Direitos Humanos, do Idoso, da Criança e do Adolescente, da Defesa da Mulher, da Pessoa com Deficiência) viabilizem visitas virtuais para todos aqueles pacientes testados ou com suspeita do Novo Coronavírus.

A medida vem como desdobramento da Nota Técnica do Centro de Apoio às Promotorias de Justiça de Defesa da Cidadania (Caop Cidadania) de n°05/2020 e tem como intuito evitar o deslocamento desnecessário de familiares às unidades de saúde (e a consequente exposição dessas pessoas ao vírus) sem que a comunicação como seus entes queridos seja cortada, garantindo uma internação humanizada desses indivíduos por meio do contato por chamada de vídeo, telefone, WhatsApp ou outra plataforma semelhante pelo menos duas vezes por semana.

Para isso, algumas unidades de saúde precisarão viabilizar a aquisição de tablets ou aparelhos semelhantes. O MPPE também recomendou que ocorra uma atualização constante dos prontuários dessas pessoas para que os seus familiares possam, mesmo sem contato com os médicos, receber diariamente o relato do quadro clínico do paciente bem como informes quanto à medicação e eventuais mudanças

As unidades de atendimento hospitalar desses municípios também deverão implementar um serviço psicossocial para que haja uma orientação, amparo e apoio profissional para pessoas que se dirijam às unidades de saúde em busca de informações sobre seus parentes. Os profissionais deverão informar ainda sobre a possibilidade do contato virtual e alertarem acerca do risco de contaminação ocasionado pela visita física. Sempre que possível, os profissionais de saúde sensibilizados a essa questão também poderão ajudar com a disponibilização de informações, para que assim nenhum parente saia do hospital sem notícias de seus familiares.

Tanto as autoridades do Executivo municipal quanto os gestores das unidades de saúde devem estar atentos sobre a necessidade de preparar as famílias quanto à evolução ou involução dos quadros clínicos de seus respectivos familiares, para que estes últimos não sejam surpreendidos com a adoção de providências difíceis e inesperadas, justamente num momento de tão conturbada adversidade e de extrema vulnerabilidade social.

A Recomendação de nº 023/2020 (Serrita) foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do MPPE na edição do dia 13 de maio. A Recomendação de nº 008/2020 (Itamaracá) foi publicada na edição desta sexta-feira (05/06).

Imagem acessível: retângulo com ilustração de iphone com quatro pessoas de máscara exposta na tela como em videoconferência tem ao lado os dizeres MPPE recomenda que pacientes com Covid-19 mantenham contato virtual com familiares. Acima, tarja vermelha com Itamaracá e Serrita. Acima, tarja azul com a logomarca criada pelo MPPE para o tema Coronavírus

Destaques Notícias


Veja todas as Notícias
Consulta de Licitações
publicidade consulta licitação
Consulta de Licitações
Diário Oficial
Diário Oficial
Diário Oficial
Consulta Processual
publicidade consulta processual
Consulta Processual
Publicidade Transparência SIC
Publicidade Transparência SIC
Sistema SIM
Sistema SIM
Ministério Público de Pernambuco
Ministério Público de Pernambuco