Ministério Público de Pernambuco
Ministério Público de Pernambuco
 

Destaques do MPPE

Nesta terça-feira, 11 de agosto, às 17h, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio do Centro Operacional de Apoio às Promotorias de Defesa da Cidadania (CAOP Cidadania), realizará mais uma edição do projeto Roda de Conversa: “A luta da pessoa idosa contra o tempo e o preconceito”.

Mediação

Dalva Cabral – Promotora de Justiça coordenadora do CAOP Cidadania.

Debatedores

Yélena de Fátima Monteiro Araújo – Procuradora de Justiça do MPPE, coordenadora da Caravana da Pessoa Idosa e integrante do GT da Pessoa Idosa do Conselho Nacional do Ministério Público.

Fernanda Henriques da Nóbrega – Promotora de Justiça de Gravatá, coordenadora da 12ª Circunscrição e conselheira do MPPE.

Dionice Campos – Líder do Movimento 60+ do Grupo de Mulheres do Brasil, Recife e empresária de eventos.

Gabriela Moura – Psicóloga, conselheira estadual dos Direitos da Pessoa Idosa e editora do Blog Trinta mais Trinta.

Tereza Nogueira – Delegada do Idoso do Recife

Nando Cordel – Artista, compositor e músico

Francisca Carmina – Promotora de Justiça aposentada, estudante de francês, espanhol e inglês, bailarina de dança de salão e de dança cigana e batuqueira do Maracatu Yalu.

Eric Milfont – Empreendedor serial e growth hacker, fundador de startups premiadas, CEO da Inovaway, Org e PortoDeGalinhas e social e CTO AnjoAmigo.com

O encontro será realizado no Google Meet, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do CAOP Cidadania: https://www.youtube.com/channel/UCciSzgaGc-etEwbNtIvLxsA

 

 

 

06​/08/2020 – No dia 6 de agosto, a coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Cidadania do Ministério Público de Pernambuco (CAOP Cidadania/MPPE), Dalva Cabral, acompanhou a visita da promotora de Justiça de Defesa da Cidadania do Paulista, Christiana Ramalho, e da coordenadora no Núcleo do Grupo Mulheres do Brasil do Recife, Roseana Faneco, àsInstituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) Casa de Repouso Nova Vida e Abrigo Amara Silva, na cidade do Paulista.

Na ocasião, foi realizada ação solidária de entrega de cestas básicas pelo Grupo Mulheres do Brasil e a divulgação do projeto Anjo Amigo, uma rede social colaborativa de apoio à pessoas em isolamento devido à pandemia da covid-19, com foco inicial no principal grupo de risco: pessoas com mais de 60 anos. A plataforma promoverá entre os seus usuários uma melhor conexão para a realização de diversas atividades essenciais ao enfrentamento das restrições impostas pela pandemia. Para conhecer o projeto, acesse o endereço: https://anjoamigo.com/

 

 


 

Nesta sexta-feira, 7, às 17h, o Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE) realiza, por meio do Centro Operacional de Apoio às Promotorias de Justiça de Defesa da Cidadania (CAOP Cidadania) a live "Gordofobia: desafio da mulher gorda no século XXI". O encontro, a promotora de Justiça e coordenadora do CAOP, Dalva Cabral, recebe a pedagoga e escritora, Sâmia Véras. O encontro ocorrerá no instagram, no perfil  @caopcidadania_mppe.

Como uma alternativa para as crianças em tempo de atividades virtuais, o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF) criou o canal Incluir kids. Um canal alegre e divertido, que possibilita às crianças aprenderem com as diferenças.

Acesse em: https://www.youtube.com/channel/UCurt3VfgkyE1XxZSkR3GvLQ

Pora mais informações, siga as redes sociais do projeto:

Instagram: @incluirkids

Facebook: fb.me/incluirkids

Telefone: (87) 2101 - 6749

 

31/07/2020 – Na próxima quinta-feira, 6 de agosto, às 17h, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio do Centro Operacional de Apoio às Promotorias de Defesa da Cidadania (CAOP Cidadania), realizará mais uma edição do projeto Roda de Conversa: “Homofobia, transfobia e demais discriminações são instintos violentos que atentam contra os direitos humanos”.

Mediação

Dalva Cabral – Promotora de Justiça coordenadora do CAOP Cidadania.

Debatedores

Aline Arroxelas – Promotora de Justiça da Infância e Juventude de Olinda.

Lucas Enok - Advogado, membro do Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura do Estado de Pernambuco, coordenador jurídico do GPT+ e membro do projeto “Fortalecer para superar preconceitos”.

Carolina Pontes – Promotora de Justiça de Pernambuco, doutora e mestre em Ciências Sociais pela Universidade de Campina Grande, pós-graduada em Ciências Criminais pela Universidade do Sul de Santa Catarina e integrante da Comissão de Direitos Homoafetivos do MPPE.

Robeyoncé Lima - Co-deputada do Juntas em Pernambuco

Gi Carvalho – Coordenadora do Mães pela Diversidade Pernambuco, gestora do Espaço Acolher, que oferece apoio psicossocial à Comunidade LGBTQ+ em situação de extrema vulnerabilidade.

O encontro será realizado no Google Meet, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do CAOP Cidadania: https://www.youtube.com/channel/UCciSzgaGc-etEwbNtIvLxsA

 

31/07/2020 - O Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Cidadania (CAOP Cidadania) do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), transmitirá, em 07 de agosto, às 17h, live em que a promotora de Justiça e coordenadora do CAOP Cidadania, Dalva Cabral, debaterá com a presidente da Associação Plus Size de Pernambuco, a pedagoga, escritora e ativista Sâmia Vera, o tema da gordofobia como desafio da mulher gorda no século XXI

A transmissão será realizada pelo Instagram do CAOP Cidadania: @caopcidadania­_mppe

 

27/07/2020 – A convite da Associação Xegamiga, amanhã, 28 de julho, às 18h, a Coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Cidadania (CAOP Cidadania) do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), a Promotora de Justiça Dalva Cabral, participará da live “O combate à violência contra a mulher, uma luta de todos”.

A Associação Xegamiga desenvolve ações que contemplam desde a prevenção da violência até o apoio às mulheres vítimas. Confira o trabalho da Xegamiga em: https://www.youtube.com/watch?v=LViFIWMK0f4

 


 


 

 

17/07/2020 – Na próxima quinta-feira, 23 de julho, às 17h, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio do Centro Operacional de Apoio às Promotorias de Defesa da Cidadania (CAOP Cidadania), realizará a terceira edição do projeto Roda de Conversa, que tem como tema “O Bullying e suas nefastas sequelas psicológicas, no contexto da exclusáo”, uma questão da mais alta importância para famílias, escolas e para a sociedade. O encontro será realizado no Google Meet, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do CAOP Cidadania: https://www.youtube.com/channel/UCciSzgaGc-etEwbNtIvLxsA